O presidente Lula participou nesta sexta-feira da inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial da empresa Acelen Renováveis, em Montes Claros, Minas Gerais.

O espaço será dedicado à produção de biocombustíveis a partir da macaúba, uma planta brasileira com alto poder energético, que será utilizada como matéria-prima para o HVO, diesel verde, e o SAF, combustível sustentável de aviação.

O projeto integra o Novo PAC do governo federal e prevê investimentos inciais de 3 bilhões de dólares na construção da planta integrada que incluem, além do centro de tecnologia, a construção de uma biorrefinaria na Bahia e o plantio de macaúba em terras degradadas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o Brasil tem se destacado na descarbonização de combustíveis e que o empreendimento de Montes Claros está integrado ao projeto Combustível do Futuro, que alia a agricultura ao setor de biocombustíveis.

O presidente Lula lembrou o papel do etanol na economia nacional e defendeu que o país pode liderar a transição energética mundialmente.

Lula afirmou também que as discussões sobre minerais críticos e terras raras, que atualmente são usados para a produção de baterias elétricas e em processadores da inteligência artificial, por exemplo, serão conduzidas na Presidência da República.

A Acelen Renováveis espera a produção de 1 bilhão de litros de SAF por ano a partir de 2028. O novo empreendimento prevê a criação de 85 mil empregos em toda a cadeia produtiva. 




Source link