O Ministério do Esporte vai liderar o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que acontece no Brasil. A medida, oficializada nesta sexta-feira (12) pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, também prevê que a pasta fique responsável pelo Grupo Executivo da Copa 2027.

A iniciativa vai estabelecer uma estrutura de governança interministerial para alinhar a cooperação entre os órgãos envolvidos na organização do evento.

Com a direção do Ministério do Esporte, o Comitê Gestor da Copa do Mundo Feminino vai reunir 23 órgãos da administração pública federal, entre eles a Advocacia-Geral da União, os ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça e Segurança Pública, Igualdade Racial, Mulheres e Turismo, além do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

As reuniões para a organização do evento devem acontecer de forma ordinária a cada seis meses, podendo ser convocadas de forma extraordinária pelo coordenador. Além disso, poderão ser criadas câmaras temáticas temporárias para áreas específicas, como segurança, infraestrutura, mobilidade, comunicação e turismo.

Já na coordenação do Grupo Executivo da Copa, o Ministério do Esporte vai ficar responsável por executar estratégias ao definir metas e monitorar as ações.

Tanto o Comitê Gestor quanto o Grupo Executivo terão prazo inicial de dois anos, que pode ser prorrogado conforme a necessidade.

*Com supervisão de Fábio Cardoso




Source link