A movimentação de passageiros em voos nacionais atingiu a marca de 8,7 milhões de viajantes em agosto de 2025, representando o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, iniciada nos anos 2000.
As companhias aéreas brasileiras vêm registrando crescimento do mercado doméstico, mês após mês, nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, pela Anac, Agência Nacional de Aviação.
Os voos internacionais também tiveram a melhor movimentação para o mês, com 2,4 milhões viajantes. No total, passaram pelos aeroportos do país, em agosto, mais de 11,2 milhões passageiros, uma marca inédita para o mês.
Em relação a agosto de 2024, o mercado nacional teve um aumento do fluxo de passageiros de 8,5%, enquanto o crescimento do segmento internacional foi de 12,9%.
Os indicadores de demanda e oferta também reforçam o dinamismo do setor. No tráfego doméstico, a demanda aumentou 11%, e a oferta de assentos teve crescimento de 6,5%. Já nos voos internacionais, a demanda subiu 13,3% e a oferta 11,7%.
Por outro lado, o relatório da Anac mostra que o setor de cargas teve retração em agosto. Foram transportadas 38 mil toneladas, o que representa uma queda de mais de 10% em relação a agosto de 2024. No mercado internacional, o volume atingiu quase 74 mil toneladas, ou 3,3% abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior.