Meninas de 15 a 19 anos que têm interesse em pesquisa e tecnologia podem se inscrever até o dia 5 de outubro na 3ª edição do projeto “Meninas Negras na Ciência”.
A iniciativa é da Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, e podem se candidatar meninas matriculadas em escolas públicas, cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, nos turnos da tarde ou da noite. Elas devem, obrigatoriamente, morar nas comunidades de Manguinhos, Maré, Jacarezinho, Complexo do Alemão ou São Cristóvão, localizadas na zona norte do Rio de Janeiro.
As meninas selecionadas farão atividades educacionais, como rodas de conversa, cine debates, palestras, oficinas temáticas e visitas a laboratórios de pesquisa, centros culturais e museus. As participantes também vão ter acesso a tablets e pagamento de bolsa-auxílio mensal.
Segundo a Fiocruz, o objetivo é promover a diversidade, a equidade e a inclusão da divulgação científica e a popularização da ciência para meninas negras moradoras de territórios socialmente vulnerabilizados. O intuito também é incentivar o protagonismo juvenil feminino.
O edital completo pode ser acessado no Portal da Fundação no endereço: fiocruz.br e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.
*Com supervisão de Roberta Lopes