AJUDANTE DIGITAL – EPISÓDIO 30
TV 3.0 – MISSÃO TRANSIÇÃO
NO AR EM 06/10/2025

Chave de interpretação dos emojis:

🤔Pergunta do dia
🎶Efeito sonoro / música
🎙️Apresentador / locutor
🎭Meme / enxerto humorístico
⚙️🚺Robozita (voz artificial)
🤖🚹Robozito (voz artificial)

🎶[Silêncio]

🎶[Som de play de fita k7]

🎶[Som de rebobinar]

🎶[Som de play de fita k7]

🤔[Pergunta do dia – Episódio 14] Ajudante Digital, ouvi falar que a transmissão da TV Aberta vai mudar de novo. O que é essa tal TV 3.0?

🎶[Som de rebobinar]

🎶[Vinheta de abertura]

🎶[Trilha principal de fundo]

🎙️[Leyberson Pedrosa] Olá, pessoas sintonizadas nos bits e bytes do Ajudante Digital que vagam pelas antenas de transmissão de todo o país. Já imaginaram o Ajudante Digital na sua televisão, ao alcance de um clique, onde fosse possível visualizar o Robozito e a Robozita operando as máquinas enquanto gravo episódio do dia?

🎭[Gustavo no Celso Portiolli – Sim ou Não] “Sim ou não, eu ia falar!”

⚙️🚺[Voz IA – Robozita] Oi, como assim? Estão me filmando? “Pera”, preciso passar uma maquiagem.

🤖🚹[Voz IA – Robozito] Eu só deixo mostrar o meu lindo rosto na TV se rolar um aumento!

🎙️[Leyberson] Calma, robôs, é só um suposição.

🎭 [Kiko no Chaves] “Ah bom, então assim, sim!”

[Leyberson] É que vem aí a TV 3.0, com mais interatividade e possibilidades aos telespectadores. Pelo menos, em teoria.

🎭[Kiko e Chaves] “E sabe como? Como?”

🎙️[Leyberson] Se você acompanhou o episódio 14, lembra que a gente falou sobre as aspectos técnicos do modelo ATSC da TV 3.0, que era até então chamada de DTV+; e que está chegando ao Brasil. E também falamos sobre os aspectos sociais. Escuta só:

⚙️🚺[Voz IA – Robozita] Buscando Episódio 14: TV 3.0 chega ao Brasil em 24/03/2025.

🎶[Som de rebobinar]

🎶 [Som de play de fita k7 e de ruído ao fundo]

⚙️🚹[Robozita] E o que você, Ajudante Digital, acha disso tudo?

🎙️[Leyberson Pedrosa] Eu acho que a gente precisa voltar ao assunto de diferentes formas. É preciso investigar, pesquisar, testar, ouvir diferentes estudiosos pra saber se esses recursos podem dar um update, por exemplo, nos serviços de cidadania como benefícios sociais e orientações de utilidade pública.

🎶[Som de rebobinar]

🎶[Som de stop de fita k7]

🤖🚹[Robozito] Eita, agora eu entendi. O Ajudante Digital chegou a 30 episódios. Por isso que o tema de hoje é sobre a TV 3.0. Gostei do trocadilho, patrão.

⚙️🚺[Robozita] Aiai, Robozito. Se no episódio passado já teve analogia com ômega 3.0, tenho medo até de imaginar o título deste episódio.

🎶[Som motor de ômega 3.0 ao fundo]

🤖🚹[Robozito] Uai, esse episódio é a parte dois da saga. Então, que tal: TV 3.0, transição turbinada. Ou melhor, TV 3.0: transição máxima.

🎶[Vinheta antiga – Sessão da Tarde]

🎙️[Leyberson] Só falta saber se essa franquia vai ter fim ou vai ser eterna que nem Velozes e Furiosos.

🎭[Frase do filme Velozes e Furiosos] “Nunca é um adeus”.

🎶[Som de carros acelerando e freiando]

🎙️[Leyberson] Além de ser conveniente ter casado o 3.0 com o episódio 30, o fato é que tivemos uma novidade durante o recesso da coluna.

⚙️🚺 [Robozita] Sabe aquele decreto que aguardava a assinatura do governo desde o ano passado?

[Gustavo no Celso Portiolli – Sim ou Não] “Não!”

🎙️[Leyberson] Pois é. Ele finalmente foi assinado…

🎭[Bob Esponja – Passagem do tempo] “Muitos meses depois!”

🎙️[Leyberson] …oficializando tudo.

🎭[Bob Esponja – Passagem do tempo] “Mais tarde…”

🎙️[Leyberson] O Decreto nº 12.595, de 27 de agosto de 2025, publicado no site do Planalto, regulamenta a implantação da nova TV digital no Brasil.

🎶 [Som de carimbo]

🎶 [Som de engrenagens]

🎙️[Leyberson] Ato 1: expectativas

🎶[Som de carimbo]

🎙️[Leyberson] A gente já falou de imagens 4K e até 8K, som imersivo, emissoras como aplicativos e compras diretas pela TV. Agora, com o decreto assinado, o governo confirma parte dessas promessas:

🎶[Som de transição entre os tópicos]

– transição gradual;

– período de convivência com a TV 2.0;

– necessidade de novos conversores – aquelas caixinhas ligadas na TV – com o padrão ATSC 3.0 integrado;

– e que seu bolso permita você comprar uma nova TV [com ATSC 3.0].

🎶[Som de transição]

🎙️[Leyberson] A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) integrou o grupo de trabalho coordenado pelo Ministério das Comunicações e os debates no âmbito do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). E, segundo o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, a assinatura do decreto colocou a expectativa lá em cima.

🎭[Choque de Cultura – Renan] “Hoje o programa é Desejo de Matar, é energia aqui, lá em cima! ”

🎶 [Som de play de fita k7]

🗣️[Bráulio Ribeiro ]: “A TV 3.0 é um salto tecnológico necessário para colocar a radiodifusão em condições de competir nos novos cenários de consumo de vídeo. Então, a TV 3.0 vem como uma forma de tornar a TV aberta um meio mais atual, personalizado e com novos serviços capaz de manter ou até mesmo voltar a crescer a audiência da televisão.

🎶 [Som de stop de fita k7]

🎙️[Leyberson] O fato é: o setor de radiodifusão comemorou.

🎭[Rapaz soltando foguete de alegria – viral] “Eu fico muito triste [ironia] com uma notícia dessas.”

🎙️[Leyberson] Na cerimônia de assinatura do decreto, representantes do Fórum SBTVD destacaram que a TV 3.0 será gratuita, democrática e com recursos interativos avançados.

🎶[Som de alerta]

🎙️[Leyberson] Mas será que só a gratuidade e a alta tecnologia serão suficientes para garantir a cidadania?

🎭[Gustavo no Celso Portiolli – Sim ou Não] “Não!”

🎶 [Som de engrenagens]

🎙️[Leyberson] Ato 2: histórico da digitalização.

🎙️[Leyberson] Antes de soltar o freio de mão, a gente ajusta os retrovisores em busca de outros olhares.

🎭[Choque de Cultura – Renan] “Eu perdi uma roda, ela ficou com três rodas e rodou normal.”

🎙️[Leyberson] Afinal, o processo de digitalização tem percorrido uma longa estrada.

🎭[Choque de Cultura – Renan] “O veículo não pode ficar parado, Rogerinho”.

🎙️[Leyberson] Para se ter uma ideia, a primeira transmissão do sinal digital ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo e o sinal analógico tem sido substituído muito lentamente.

🎭[Choque de Cultura – Rogerinho] “Infelizmente, eu vou ter que fazer essa crítica aqui!.

🎙️[Leyberson] Em 2025, podem acreditar, ainda existem centenas de cidades que aguardam a chegada do sinal digital da TV ou o fim do sinal analógico.

🎶 [Som de play de fita k7]

🗣️[Ana Mielke] Vinte anos atrás, quando se debateu o processo de digitalização da TV no Brasil, uma das grandes promessas era justamente garantir acesso à cidadania por meio da conectividade que a TV digital iria proporcionar.

🎶 [Som de stop de fita k7]

🎙️[Leyberson] Essa é a voz da Ana Mielke, pesquisadora e coordenadora executiva do Intervozes, uma organização da sociedade civil que, desde 2003, atua em defesa do direito à comunicação e liberdade de expressão no Brasil. Em entrevista ao Ajudante Digital, ela fez uma lista de obstáculos encontrados até aqui.

🎶[Som de metais ]

🤖🚹[Robozito] Ponto um: cidadania digital

🎙️[Leyberson] Ana relembra que a transição da TV analógica para a TV Digital trouxe consigo promessas e iniciativas em busca da tal cidadania digital, que não se concretizaram.

🗣️[Ana Mielke] E como a gente viu nos últimos anos, isso não avançou. Isso não se concretizou. Ficou apenas na promessa. Então, hoje eu acredito que a nova tecnologia que está sendo implementada, a ATSC, tem potencial de garantir maior participação do cidadão e cidadã, mas tenho dúvidas de que isso irá se concretizar tendo em vista o nosso histórico.

🎙️[Leyberson] Já o diretor da EBC, Bráulio Ribeiro, avalia que o potencial da TV 3.0 vai além da promessa, pelo menos no que se refere à Comunicação Pública.

🗣️[Bráulio Ribeiro | Para a Comunicação Pública, A TV 3.0 é uma grande oportunidade de ampliar a visibilidade dos nossos canais, pois o decreto estabelece uma proeminência dos canais públicos sobre os demais. Como o novo ambiente da TV 3.0 será por meio de aplicativos e não mais pelo número do canal, os aplicativos dos canais públicos sempre serão os primeiros da lista de aplicativos”.

🎶[Som de metais ]

⚙️🚺[Robozita] Ponto dois: participação social

🎙️[Leyberson] Ana Mielke critica que o processo de formulação da TV 3.0 foi feito a portas fechadas, sem participação efetiva da sociedade civil.

🗣️[Ana Mielke] O Ministério das Comunicações não tem estado aberto ao diálogo com as organizações da sociedade civil que, há anos, debatem democratização da comunicação, debatem regulação da comunicação no Brasil.

🎙️[Leyberson] Bráulio, por sua vez, apresenta outra visão sobre o processo.

🗣️[Bráulio Ribeiro | 01:29] “Esses fóruns envolveram governo, emissoras, entidades representativas do setor e da academia, que culminaram na escolha de diversos padrões tecnológicos, de maneira que a gente pode dizer, que podemos dizer que é um modelo único, que só existe no Brasil. O ATSC 3.0 americano é apenas um dos componentes do padrão brasileiro.

🎙️[Leyberson] E aí está um dos pontos de maior descontentamento levantado por Ana. Em tempos de discussão de soberania nacional, o ATSC é uma tecnologia norte-americana, de código fechado, e que vai enviar dinheiro para os EUA.

🎭[Chapolin – Super Sam] “Me ser super Sam. Super Sam? Yeah. Time is Money!”

🗣️[Ana Mielke] A gente mais uma vez está optando, por comprar os direitos de uma tecnologia produzida em outro país, ao invés de utilizar, né? Este momento para fazer o processo, construir um processo de desenvolvimento próprio de tecnologias como foi a Constituição do Ginga lá atrás.

🎶[Som de transição – parênteses explicativo ]

🎙️[Leyberson] O Ginga pode ser tema de um outro episódio, mas resumindo: ginga foi um middleware (software) de código aberto desenvolvido no Brasil que possibilitava a interatividade na TV digital, transformando o controle remoto em uma ferramenta de acesso à informação e serviços

🎶[Som de transição – parênteses explicativo ]

🎙️[Leyberson] Seguindo: o Fórum SBTVD foi criado a partir de um decreto de 2006 e composto por representantes do setor de radiodifusão, do setor industrial e da comunidade científica e tecnológica. Em geral, os conselhos têm, em sua maioria, representantes de empresas privadas, o que gera críticas.

🗣️[Ana Mielke] Essa é uma crítica muito contundente que os movimentos têm feito em relação a toda a implementação da TV 3.0 porque não ouviu a sociedade civil, não ouviu especialistas, não ouviu inclusive pessoas que lá atrás estiveram envolvidas no debate da digitalização da TV brasileira, tentou apenas para negociar com o setor empresarial.

🎭[Choque de Cultura – Renan] “Acho que deu uma pesada no clima do programa”.

🎙️[Leyberson] Decreto posto, aparentemente o protagonismo da comunicação pública no novo cenário deve ser maior.

🗣️[Bráulio Ribeiro] A EBC continua atuando para estar preparada para o início da operação da TV 3.0 no país. Estamos desenvolvendo nossos aplicativos, além de preparar aplicativos básicos, chamados aplicativos template, para uso pelas emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública. Além disso, os transmissores que estão sendo adquiridos para os testes iniciais da TV 3.0 no Brasil serão doados para a EBC e para a Câmara dos Deputados, de maneira que nós já teremos o nosso transmissor na nova tecnologia desde o início da operação.

🎶[Som de metais ]

🤖🚹[Robozito] Ponto três: Mercado publicitário

🎙️[Leyberson] Ana também chama atenção para pressa, que é legítima dos radiodifusores pela transição motivada pela perda de espaço no mercado publicitário para a internet.

🗣️[Ana Mielke] Eles perderam uma fatia considerável da publicidade que migrou para a internet nos últimos anos. Tem dados que em 2024, pela primeira vez, o “pool” publicitário foi maior na internet do que na TV aberta, então eles têm emergência em solucionar isso, que é justamente buscar a hegemonia do pool publicitário para a TV Aberta a partir dessa interatividade, dessa conectividade, que a TV 3.0 está prometendo.

🎙️[Leyberson] Ah, e sabe aquela nossa preocupação no episódio anterior sobre a TV 3.0 se focar demais no consumismo?

🎭 [ Gustavo no Celso Portiolli – Sim ou Não] “Aham!”

🎶[Som de rebobinar]

🎶 [Som de play de fita k7]

▶️[Leyberson Pedrosa] Acho também que precisamos fugir do consumismo desenfreado. E não é porque querem entrar na sua casa pra vender tanta, abre aspas, “enciclopédias digitais” que você não pediu, que se torna obrigado a abrir a porta assim, de graça!

🎶[Som de rebobinar]

🎶 [Som de stop de fita k7]

🎙️[Leyberson] Então, a Ana explica que o modelo está sendo apresentado como uma grande vitrine de produtos e serviços. Só que, com isso, há o o risco da TV 3.0 virar um grande shopping digital, priorizando consumo em vez de serviços públicos.

🎭 [Futurama – Bender ] “Ah, agora eu entendi!”

🗣️[Ana Mielke] A interatividade e a conectividade, elas precisam estar a serviço da construção de cidadania. Obviamente que existe o interesse legítimo em relação ao ganho, ao lucro que essas empresas obtêm a partir da venda do horário de publicidade, mas a gente não pode permitir que isso se torne majoritariamente o definidor do que é a comunicação social…impedir que as TVs se tornem aí essas vitrines ou essas telas de consumo exclusivamente, mas que possam também servir a interesses cidadãos como participação social, uso de serviços do INSS, cadastro único…

🎙️[Leyberson] Bráulio reconhece que há um desafio financeiro e institucional a enfrentar para que a promessa cidadã não se perca.

🗣️[Bráulio Ribeiro | “A TV 3.0 coloca claro, para nós, um desafio orçamentário de conseguir investir nessa transição tecnológica. Já temos trabalhado intensamente junto ao governo para suprir essa questão. E todo o processo vai passar pelos comitês de participação recentemente reinstalados na EBC”.

🎙️[Leyberson] No fim das contas, a gente não pode achar que tecnologia seja apenas um monte de dígitos e siglas difíceis de entender que a gente precisa usar no dia a dia. Parafraseando a Ana, a tecnologia é também um instrumento de construção de cidadania. E com a TV 3.0 não deveria ser diferente.

🗣️[Ana Mielke] A Comunicação Social é também um instrumento educativo, ela é também um instrumento informativo, ela é também um instrumento de construção de cidadania. E tudo isso está previsto lá na nossa Constituição de 88 com um capítulo específico sobre a Comunicação Social …que se espera um equilíbrio maior de quem pudesse ter o direito de produzir e fazer circular informação, comunicação e entretenimento. Tendo a achar que isso não se fará de forma automática. Nós vamos ter que resistir e lutar para que de fato a TV 3.0 exerça esse potencial democratizante.

🎙️[Leyberson] Revisão rápida sobre o decreto: ele organiza a transição gradual para o novo sistema, estabelece a necessidade de novos conversores para acesso aos recursos e define uma implantação escalonada, começando pelas capitais até alcançar todo o país. O governo prevê que o sistema esteja disseminado até a Copa de 2026. Será?

⚙️🚺[Robozita] Ou seja, mais uma maratona tecnológica.

🤖🚹[Robozito] é comprar conversor novo, ajustar a antena e rezar para a TV não travar no meio do jogo.

🎙️[Leyberson] Bom, chegamos ao fim do segundo filme dessa saga chamada TV 3.0. A gente vai deixar os motores ligados e as portas abertas porque:

🎶[Som de carro acelerando]

🎙️[Leyberson]  o decreto está assinado;  o setor vibra;  as críticas chegam. Há muito em disputa. Será a chance de modernizar a TV aberta e fortalecer a cidadania? Ou será só mais uma vitrine digital para vender de tudo, menos serviços públicos?

🤖🚹[Robozito] Hoje, na sessão da tarde!

🎭 [Velozes e Furiosos] “Carro maneiro, quanto tá custando um desses? Mais do que você pode pagar, uma ferrari…Pisa fundo!”.

🎙️[Leyberson] E vocês, o que estão achando da TV 3.0? Mandem sua opinião para o e-mail ajudantedigital@ebc.com.br.

⚙️🚺[Robozita] E não se esqueçam do nosso canal no whatsapp para dúvidas tecnológicas. A sua questão pode virar um episódio aqui.

🤖🚹[Robozito] Aproveite também para acessar o site da Radioagência Nacional, onde há links sobre as fontes consultadas e a transcrição completa deste episódio.

⚙️🚺[Robozita] Este episódio usou, para fins meméticos. trechos do Sim ou Não com Celso Portiolli, Bob Esponja, do Chaves, Choque de Cultura, vinheta da Sessão da Tarde da Rede Globo, Telecurso 2000, da franquia Velozes e Furiosos e por aí vai.

🎙️[Leyberson] Aviso rápido: os próximos episódios inéditos serão quinzenais. Afinal, completamos 30 episódios e eu não ganhei nem um joinha de presente desses robozitos.

🤖🚹[Robozito] Oxe, foi você que não deixou eu comprar aquele celular de presente.

⚙️🚺[Robozita] Me inclua fora dessa.

🎙️[Leyberson] Bom, espero que vocês me presenteiem com, ao menos, um conversor da TV 3.0 quando o Ajudante Digital completar um ano. Se não…

⚙️🚺[Robozita] Se não, o que?

🎙️[Leyberson] Se não, eu compartilho uma foto dos dois tomando sol no clube da sucata, tomando drink de militec misturado com óleo singer de canudinho.

🤖🚹[Robozito] NÃAOOOOOO!

🎙️[Leyberson] Até o próximo episódio. Tchau!



Source link