O estado da Bahia registrou nesta sexta-feira (3) a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol. Segundo as secretarias de saúde estadual e municipal, um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta no município de Feira de Santana, após dar entrada em uma unidade de pronto atendimento.
O resultado da análise laboratorial para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação deve sair em até sete dias. O secretário de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, comentou o caso.
“Uma pessoa tinha sinais clínicos que fizeram com que o médico de lá tivesse essa suspeita. Tanto a Vigilância em Saúde do estado como do município tinham emitido alertas que fizeram com que essa pessoa pudesse suspeitar. A partir desse momento, ele fez o papel que é da vigilância, investigar para que a gente possa colocar toda a nossa rede em alerta e possa dar segurança na informação à comunidade.”
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia já tinha enviado orientações para unidades de saúde das redes pública e privada sobre possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol. A secretária de saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, comentou sobre as investigações e orientações aos profissionais da saúde.
“O processo de investigação se inicia junto com a Vigilância em Saúde e com o DPT para que a gente possa verificar a procedência efetivamente, se for confirmado. Nós estamos tomando todas as providências em informação junto às unidades básicas e as unidades de emergência, principalmente nas UPAs, para que a gente possa capacitar os técnicos e os profissionais para que possam notificar corretamente essas situações para que a gente evite casos de alarde.”
Pernambuco
Em Pernambuco, o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol aumentou para seis, dos quais dois vieram a óbito. As notificações aconteceram nos municípios de Lajedo, João Alfredo, Olinda e Gravatá.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco informou que as ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto para tratar pacientes com quadro de intoxicação por metanol, já foram encaminhadas para hospitais de referência no estado, nas cidades de Recife e Caruaru.
* Com produção de Dayana Vítor.