As provas do Concurso Nacional Unificado são aplicadas neste domingo em 26 cidades mineiras, reunindo 6,75% de todos os candidatos do país. Ao todo, o Estado tem 51.142 pessoas inscritas, sendo 57% mulheres e 43% homens.

A capital mineira concentra o maior número de participantes. Só no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, cerca de 8 .500 candidatos são esperados para as provas objetivas neste domingo. Em todo o Estado, são 85 locais de aplicação, espalhados de Almenara a Uberlândia, passando por cidades-polo como Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Uberaba.

O CNU tem a proposta de ampliar a diversidade e democratizar o acesso ao serviço público federal. Em Minas Gerais, participam 13 mil pessoas negras, 222 indígenas, 390 quilombolas e quase 2 mil candidatos com deficiência.

O bloco de provas mais concorrido em Minas é o de Administração, o Bloco 5, que reúne 12 503 candidatos. O certame também oferece vagas específicas para o Estado, em órgãos como o INSS, a Agência Nacional de Mineração, a Agência Nacional do Petróleo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Seguindo o horário de Brasília, as provas começam à uma da tarde, mas os portões são fechados meio-dia e meia, sem tolerância para atrasos. Em Belo Horizonte, a Prefeitura montou um esquema especial de trânsito e transporte.

Agentes da BHTrans, da Guarda Municipal e da Polícia Militar atuam nas imediações dos locais de prova, para proporcionar segurança e fluidez no tráfego. As linhas de ônibus municipais operam com reforço, principalmente nas regiões das unidades da PUC Minas e unidades das faculdades Anhanguera, Promove e Newton Paiva.

Para quem pretende se deslocar de carro, também é preciso planejamento pois há proibição de estacionamento em alguns trechos para facilitar o embarque e desembarque dos candidatos.

Em 07 de dezembro será aplicada uma nova prova, com questões discursivas. A lista com as pessoas convocadas será divulgada no dia 12 de novembro. E o resultado está previsto para 20 de fevereiro.




Source link