No Amazonas, as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 estão sendo aplicadas em nove cidades neste domingo (5).
Candidatos em Manaus, Parintins, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Itacoatiara, Coari, Lábrea e Manacapuru concorrem a 39 vagas, com salários que podem chegar a R$ 8 mil.
Somente na capital, 7.716 pessoas realizam o exame, cujo ponto principal de aplicação é a Universidade Nilton Lins, na zona centro-sul da cidade.
Por lá, uma longa fila e a forte chuva registrada durante a manhã fizeram a organização local do certame abrir os portões para a entrada dos candidatos com 10 minutos de antecedência. O início das provas estava marcado para as 10h30 (horário local). De acordo com a organização, a medida foi tomada para que os candidatos não se molhassem. A previsão é que o exame encerre às 17h (horário do Amazonas).
Quem for aprovado nesta primeira fase — composta por 90 perguntas de múltipla escolha para o nível superior e por 68 questões para o nível intermediário — seguirá para a prova discursiva, marcada para o próximo dia 7 de dezembro.
O CNU vai preencher mais de 3.300 vagas em 35 órgãos e institutos federais. Destas, 1.672 são para nível superior e 508 para ensino médio. Ainda existem vagas para cadastro reserva, totalizando 1.172 vagas.
As provas estão sendo aplicadas simultaneamente em 228 cidades do país. O resultado será divulgado em 2026. O CNU é conhecido como o “Enem dos Concursos”.