Quase 60% dos candidatos inscritos na 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU2, compareceram à prova da 1ª etapa neste domingo. Foram 436.582 pessoas presentes, dos mais de 760 mil que fizeram a inscrição.

O resultado representa um avanço em relação à 1ª edição do ano passado, quando 46% participaram do concurso, como detalhou a ministra Esther Dweck.

“A gente já tinha essa expectativa com base nas pessoas que visualizaram o cartão de confirmação, que tinha sido um número bastante elevado, mais 65% das pessoas tinha visto o cartão de confirmação, e a comparecimento de quase 60% das pessoas foi muito importante, muito positivo, que é muito acima da média geral dos concursos recentemente, que tem sido em torno aí de 50% ou menos 50%, como tinha sido o caso do CPNU1.”

O diretor de logística do CPNU, Alexandre Retamal, destacou as unidades da federação com maior e menor abstenção.

“O DF tem 30,8% só de abstenção e o Amazonas 51,2%.”

A ministra Esther Dweck classificou a aplicação das provas neste domingo como tranquila, com ocorrências muito pontuais.

Em Manaus, uma escola ficou sem energia e teve o horário estendidos por mais 1h30, e duas pessoas foram afastadas. E em Brasília, um candidato teve um problema de saúde, foi atendido e está bem.

De acordo com o edital do CPNU 2, a prévia dos gabaritos das provas objetivas será divulgada nesta segunda-feira, quando as versões das provas também serão divulgadas, como explicou a ministra.

“[As] pessoas vão saber quantos gabaritos que tinham e qual era a prova que a pessoa fez, existe uma maneira de identificar qual foi a prova que a pessoa fez e ela vai saber, no seu cartão, no seu espaço de candidato vai estar dito qual é a sua prova e aí você vai saber qual é o seu gabarito.”

Neste domingo, a primeira fase teve 90 perguntas de múltipla escolha para o nível superior, e 68 para o nível intermediário.

Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados, em novembro, para fazer a prova discursiva, que ocorrerá em 7 de dezembro.

Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário.




Source link