O incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já queimou 77 mil hectares de Cerrado, o equivalente a 109 mil campos de futebol, e atingiu o território Kalunga. As frentes de combate seguem ativas ao norte do parque, no município de Cavalcante, em especial no território quilombola Kalunga, diz o coordenador do Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo do ICMBio, João Morita:  As áreas são de difícil acesso, porque tem muita serra ali naquela região. Áreas que você precisa chegar de helicóptero. Tem um helicóptero do Ibama apoiando no deslocamento e colocação, infiltração dos brigadistas nos pontos onde estão ocorrendo os combates”.

O combate ao fogo é feito por cerca de 130 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Ibama e voluntários da Brivac, da Rede Contra Fogo e Cerrado de Pé. Os bombeiros militares de Goiás também reforçam as ações.

Já existem investigações para descobrir os responsáveis pelo incêndio, diz Morita. “Tão averiguando essas possibilidades de ser criminoso. A Polícia Civil do Goiás está atuando já na investigação, Polícia Federal. As linhas estão abertas aí e os trabalhos já foram iniciados”, conta.

De acordo com o ICMBio, o Parque Nacional não chegou a ser atingido e segue aberto para visitação. Uma outra frente de combate às chamas acontece na Terra Indígena Avá-Canoeiro, a 240 quilômetros do local, no município de Colinas do Sul.




Source link