Mais de um milhão de inscrições estão confirmadas para a primeira edição da PND, Prova Nacional Docente, exame que vai auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as redes públicas de ensino de todo o país.
O balanço foi apresentado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação, que celebrou o alcance do exame e o papel dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes, fazendo uma referência ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.
A Prova Nacional Docente, que será aplicada em 26 de outubro, vai avaliar 17 áreas da licenciatura. Pedagogia lidera com 560 mil inscrições confirmadas. Letras-português aparece em segundo, com 73 mil; seguida de matemática, 72 mil inscritos e educação física, com 65 mil participantes.
Entre as unidades da federação, São Paulo é o estado com maior número de inscritos, aproximadamente 254 mil, seguido de Minas Gerais, com 97 mil e Rio de Janeiro, 72 mil.
No âmbito municipal, a cidade de São Paulo lidera, com 84 mil, seguido do município do Rio de Janeiro, com 28 mil e Brasília e demais cidades do Distrito Federal, cerca de 19 mil participantes.
A PND não substitui o processo seletivo das redes de educação, os estados e municípios continuam responsáveis por todos os procedimentos necessários para a seleção, contratação e nomeação dos docentes. O exame é um instrumento avaliativo adicional, que poderá ser utilizado tanto como etapa única quanto complementar nos processos seletivos.
O MEC esclarece que não há restrição à utilização da PND, que pode ser empregada tanto em concursos públicos quanto em seleções simplificadas ou outros formatos de seleção, desde que previstos em edital ou na regulamentação do processo seletivo.
A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes das Licenciaturas, que, desde a edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente.
O resultado final da primeira edição será divulgado em 10 de dezembro de 2025. Mais informações sobre a seleção, no endereço: pnd.inep.gov.br