Os trabalhos de estudantes e instituições científicas ganham destaque na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o país. Em Brasília, milhares de pessoas já prestigiaram a feira. São várias escolas, estudantes de diferentes idades, além de famílias que levam as crianças para conhecer mais sobre ciência. Tem estande da Marinha, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Pesquisas Oceânicas, Matemática Pura e vários outros.
E um estande grande, só para projetos da rede de educação pública de Brasília. Um deles é um jogo de cartas, parecido com o Super Trunfo ou Magic, que trata da poluição das águas e como combatê-la. Tem a versão digital e física do jogo, desenvolvido pelos alunos desde a ideia inicial até as regras. Para os desenhos, eles usaram inteligência artificial, contou o Daniel Lira, da Escola Técnica de Brazlândia.
O jogo de cartas, ele é mais visível com imagens para crianças, entender. E também por causa do, como é que fala? O Não sei, tipo de pegar, porque nem todo mundo consegue aprender de uma forma assim, só teoria, teoria. Então a gente criou esse jogo para colocar muito mais em prática.
A Consuelo Vidal, de 65 anos, foi conhecer a feira convidada pela neta Laila, de 7 anos.
Maravilhoso. Necessário para as crianças, para os adultos, para todas as idades. Não sei, mas ela que está me guiando. Ela veio ontem e hoje ela já acordou querendo voltar.
A Laila gostou de viajar para o fundo do mar com a a realidade virtual.
Eu gostei muito que tem um lugar ali que que tem, coloca uma coisa no olho que que dá para ver no fundo do mar. [E que que você viu lá?] Eu vi uma raia, uma tartaruga, uma baleia, golfinhos e peixes.
A diretora de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Roana Nunes, disse que, em média, 15 mil pessoas têm passado pelo evento desde terça-feira. Segundo ela, não são só estudantes e crianças que estão interessadas. E a quarta-feira foi um dia especial para ela.
E nós ficamos com a feira aberta até às 9 horas da noite. E nós recebemos muitos trabalhadores, pessoas que viram a feira acontecendo durante a semana, viram que estava aberta e, pertinho da rodoviária, vieram aqui. Então, acho que foi muito bonito porque a gente precisa cada vez mais que os museus, que os nossos laboratórios sejam experiências públicas abertas ao público.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo, evento gratuito e com muitas atrações. Em Brasília, são cerca de 60 estandes que falam de vários temas, além do foco especial na edição deste ano: Planeta Água — Cultura Oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.