A redação! Muitos participantes têm medo deste importante item do Enem.

Mas como deve ser a Redação? O Inep fez as seguintes recomendações: A produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Nessa redação, você deve defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. Seu texto deve estar de acordo com a escrita formal da língua portuguesa. 

 Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. E essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

 A especialista em Enem, Silvia Torreglossa, que é professora de Pedagogia da Faculdade Anhanguera dá dicas de como fazer a redação:

 A prova do Enem é uma prova muito elaborada. Então no próprio enunciado das questões o aluno pode ter respostas para o tema da redação. O que eu oriento a fazer é: abriu a prova, respirou; leu a capa direitinho, vá até o tema da redação leia os textos e o tema da redação e volta pra prova. É importante você ter em mente o tema da redação porque alguns enunciados durante a prova pode inclusive te oferecer subsídio pra você fazer uma boa redação.

Aí sim, depois que você fez a prova, aí sim você vai pra redação, mas com mais informação, com a cabeça fresca ainda, mas com mais informação que você conseguiu às vezes coisas que você nem tinha estudado mas de repente estava num enunciado de uma questão e vai te ajudar a escrever lá na frente.

A especialista também conta que raramente os temas se repetem ou se desdobram. E fique atento com a distribuição do tempo para resolver as questões objetivas, fazer a redação e passar a limpo.

Uma dica importante sobre como se informar sobre temas relevantes para a sociedade é acessar os podcasts da Radioagência Nacional, que abordam com profundidade assuntos como meio ambiente, vacinação, doenças raras, entre outros. Você pode buscar no Spotify Rádioagência Nacional e conferir tudo isso.

Boa Sorte!




Source link