O terceiro dia da Cúpula de Mercocidades 2025, que ocorre em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, teve debates sobre os desafios relacionados à educação. O destaque desta quarta-feira (3) foi a conferência sobre integração educacional no Mercosul

O representante brasileiro no Mercosul Educacional, espaço que promove a integração e o desenvolvimento da educação entre os países membros e associados do bloco, Gustavo Brechesi Servilha, pondera que a legislação e a burocracia desestimulam o intercâmbio educacional entre essas nações:

“A fronteira ainda é uma barreira. Poderia ser um espaço privilegiado e uma vantagem competitiva junto a outras regiões do Brasil, mas é uma região limitante. E isso aí nós temos visto forte: uma área que poderia ser altamente internacionalizada e enfrenta limites burocráticos porque as legislações dos países são pensadas para dentro e não para fora.”

Outra representante brasileira do Mercosul Educacional, Fernanda Cristina Dusse, complementa que a educação é um processo que transforma vidas e comunidades. Segundo ela, a flexibilidade do uso da tecnologia na educação também é um desafio, pois exige uma abordagem inovadora e adaptável para atender às necessidades em constante evolução do mercado de trabalho e da sociedade.

“É no território que, de fato, a educação acontece. Não pode ser na nomenclatura. É claro que o nome é muito importante pra gente, mas é no território que ela acontece, transformando a vida e transformando a cidade cotidianamente. E, mais do que isso, eu acho que o caso específico da educação profissional e tecnológica, a principal força desse segmento de estudo, que é considerado de nível médio, mas a gente vê que não é bem assim, é a sua flexibilidade. Mas esse é também o seu principal desafio.”

Rede Mercocidades

Na sexta feira (5), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, toma posse como Presidente da Rede Mercocidades para 2026. O objetivo do encontro é fortalecer o apoio aos governos latino-americanos para superar a insegurança que atravessa esses territórios. Na programação, estão atividades e oportunidades para aprofundamento de reflexões, cooperação, trocas culturais entre os participantes e manutenção do diálogo entre comunidades sobre temas da atualidade, como segurança pública, educação e sustentabilidade.

A 30ª edição da Cúpula de Mercocidades vai até domingo (7).




Source link