A primeira tentativa de lançamento de um foguete comercial, partindo do território brasileiro, teve que ser adiada de hoje para sexta-feira. A empresa sul-coreana Innospace comunicou à Força Aérea e à Agência Espacial Brasileira que, por questões técnicas, cancelou a tentativa de colocar em órbita o foguete HANBIT-Nano, que aconteceria na tarde de hoje, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

De acordo com a empresa, a nova tentativa será no dia 19, por volta das três e meia da tarde, no horário de Brasília. A Força Aérea mantém as infraestruturas, sistemas e equipes em operação.

Segundo a empresa sul-coreana, esses dois dias são necessários para garantir a troca de um componente de refrigeração do sistema de lançamento, onde foi identificada uma anomalia durante as inspeções finais, nessa terça-feira (16).

O veículo espacial, que permanece na plataforma, tem mais de 21 metros de comprimento, quase 1,5 metro de diâmetro e pesa 20 toneladas.

Ele deve levar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia, para a órbita baixa da terra a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

A atual janela de lançamento, período ideal para a operação, fica aberta até o dia 22 de dezembro.




Source link