Chega dezembro, fim do ano escolar e começo de férias. Muitas crianças passam mais tempo em casa. E especialistas alertam: é necessário ficar de olho nos pequenos para evitar acidentes domésticos.
Na véspera do natal do ano passado, a publicitária Raquel Reis tomou um susto. Ao deixar um balde com água em seu banheiro e ir para outro cômodo conversar com o seu marido, seu filho Tomaz, com então um ano, começou a gritar. Ele estava se afogando.
Felizmente, o acidente com Raquel só foi um susto e o pequeno Tomaz não sofreu nada grave.
Mas a capitã do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Andressa Silva, alerta para os cuidados com as crianças nesse período de férias.
A capitã Andressa também reforça que a cozinha é uma área de atenção. É nesse local onde ocorrem mais acidentes com os pequenos.
Além dos cuidados de casa, a capitão Andressa Silva alerta ambientes como piscinas e praias, onde é preciso ter cautela redobrada para evitar afogamentos.
Equipamentos elétricos também devem ser alvo de precaução. Pais ou responsáveis devem ficar atentos a tomadas e cabos para evitar que as crianças levem choques.
Em caso de emergência, é fundamental acionar o SAMU no telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.
Com produção de Marcela Nogueira.
*Com produção de Marcela Nogueira.