A bandeira tarifária da energia elétrica em janeiro será verde. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23) pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.  

Isso significa que 2026 começa sem custo extra na conta de luz da população brasileira, por causa das condições favoráveis para a geração de energia.

Segundo a Aneel, em novembro e dezembro houve manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Então, não será necessário acionar as usinas termelétricas, que têm a energia mais cara, evitando assim as cobranças adicionais ao consumidor.

Para se ter uma ideia, a bandeira amarela deste mês cobra a mais R$ 1,88 a cada 100 KW/h consumidos. Na vermelha patamar 1 de novembro, esse valor extra era R$ 4,46. Agora, com a bandeira verde para janeiro, a conta de luz não terá custo extra.

A Aneel reforça, no entanto, a importância do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. 




Source link