De acordo com o IBGE, cerca de 17 milhões de mulheres brasileiras estão na menopausa, também conhecida como climatério, período em que acontece a interrupção definitiva da menstruação e que marca o fim da fase reprodutiva da mulher. Geralmente, ocorre entre os 45 e 55 anos. Oitenta por cento das brasileiras na menopausa acreditam que não são apoiadas no ambiente de trabalho.

Quarenta e nove por cento afirmam que enfrentam barreiras na progressão de carreira e no reconhecimento profissional quando passam por essa fase da vida. Adriana Ferreira, autora e presidente do Instituto Menopausa Feliz, destaca que essa complexa fase natural do corpo feminino ainda é um tabu.

“Essa fase, infelizmente, ela ainda é tabu, escondida por muitos, tanto por médicos quanto pela própria sociedade, pelas próprias mulheres. A gente precisa de informação”.

E para combater os sintomas da menopausa, existe uma coisa fundamental: a reposição hormonal. Naieli Cardoso da Mota, babá e confeiteira, conta como descobriu a importância desse tratamento médico.

“Eu demorei dois anos para entender que a reposição era necessária, porque senão eu ia ficar doida mesmo. Um mês com a reposição, os calores meio que sumiram aos poucos. Não foi de uma hora para outra, demorou um pouco”.

Quando os ovários param de funcionar antes dos 40 anos, ocorre a chamada menopausa precoce. Durante esse período, acontece uma queda significativa dos hormônios estrogênio e progesterona, que causa sintomas como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, insônia e ressecamento vaginal. A jornalista Maria Cândida, autora do livro Menopausa como Jornada, conta o que aconteceu depois que conseguiu lidar com essa fase.

“Depois de um mês, eu comecei a me sentir muito bem. É, quase todos os sintomas foram aliviados e eu falei: ‘Nossa senhora, tô voltando ao que eu era”.

Um dos principais fatores pelos quais as mulheres não recebem os cuidados necessários durante essa fase da vida é o tabu em torno do envelhecimento da mulher. As pessoas tendem a minimizar os impactos da menopausa. Isso impede que mais mulheres debatam sobre o tema, busquem informações confiáveis e, consequentemente, ajuda profissional.

A menopausa é uma fase normal da vida de qualquer mulher e deve ser tratada com o respeito e a consciência que merece.




Source link