O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1% em novembro de 2025, na série com ajuste sazonal, em comparação ao mês de outubro. A média móvel trimestral foi de 0,5%. 

Em novembro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 1,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (15).

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas cresceu 0,7%, em novembro. Essa categoria inclui veículos, motos, partes e peças; material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A atividade que mais cresceu em novembro foi o grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; com 9,9% em novembro de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica as razões desse crescimento.

“A Black Friday ajudou a fazer com que o perfil desse crescimento fosse mais distribuído, então das oito atividades que a PMC coleta informações, sete tiveram crescimento e aquelas que cresceram estão bastante vinculadas a esses itens que entram em promoção na Black Friday, como celulares e outros aparelhos elétricos e eletrônicos.”

As vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceram 7,2% em comparação ao mesmo período no ano de 2024. É a 33ª alta consecutiva.

Móveis e eletrodomésticos também registraram crescimento de 5,2% em novembro de 2025, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram alta de 4,7% nas vendas, totalizando oito meses de resultados positivos consecutivos.

O comércio varejista teve taxas positivas em 23 das 27 unidades da Federação, com destaque para Rondônia (9,2%), Roraima (4,5%) e Espírito Santo (4,3%).
 




Source link