Três brasileiros participaram, na manhã desta segunda-feira (16), do slalom do esqui alpino, mas ficaram fora da disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen chegou como favorito depois de conquistar a medalha de ouro no slalom gigante no último sábado (14). Ele começou bem a prova, mas caiu na primeira descida. Na metade do percurso, perdeu a aderência dos esquis em uma curva, escorregou e acabou eliminado. Como o slalom soma o tempo de duas descidas, a queda encerrou o sonho de uma segunda medalha.
Em sua primeira experiência olímpica, o esquiador Christian Soevik também não conseguiu completar a primeira descida. Já Giovanni Ongaro completou o percurso com o 31º melhor tempo.
Ao todo, 96 atletas participaram da primeira descida do slalom masculino e 51 não avançaram para a segunda etapa.
Além do esqui alpino, o dia também foi de estreia no bobsled. Os brasileiros Edson Bindilatti e Luís Bacca competiram na prova masculina de dois homens e terminaram as duas primeiras descidas na posição 24. A terceira descida acontece amanhã (17) e apenas as 20 melhores duplas avançam para a quarta e última etapa.