O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesse domingo (15/2), da cerimônia de inauguração do novo Centro de Emergência 24 horas para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), na zona sudoeste do Rio de Janeiro. O presidente ressaltou a importância do hospital para a população.
“O que nós estamos entregando aqui hoje é um pouco de dignidade e decência para o povo brasileiro. Este é um hospital público, conveniado num acordo entre o governo federal e prefeitura, para que qualquer pessoa que chegue aqui, por mais humilde que seja, ela seja tratada como se fosse o presidente da República. Com respeito e dignidade.”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, criticou o sucateamento sofrido pelo hospital no passado e comemorou o processo de reestruturação da unidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
“É uma parceria que garante os recursos, ou seja, a gente pegou o que o Ministério da Saúde investia em recursos de contratação de funcionamento e transferimos isso para a prefeitura. E prefeitura colocou o que tem de melhor na sua gestão do município, que pôde dar uma agilidade. Isso permitiu a inauguração em menos de um ano desse novo centro de referência de emergência. Atendimento 24 horas na parte de adulto, de criança, cirurgia geral e urologia”.
Além dos 40 leitos reabertos, do CTI pediátrico reativado com dez leitos, da ampliação das salas cirúrgicas e do aumento de 57% no número de profissionais, passam a funcionar, no Centro de Emergência, oito novos consultórios e seis salas de classificação de risco. A unidade também amplia a oferta de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e análises laboratoriais.