A economia brasileira cresceu 2,5% em 2025. O dado é do IBC-BR, índice calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira.

O desempenho da economia no ano passado foi puxado por um crescimento de 13,1% na agropecuária, 1,5% na indústria e 2,1% nos serviços.

O resultado ficou acima das expectativas do governo e do mercado financeiro. O Ministério da Fazenda divulgou uma expectativa de crescimento de 2,3% da economia, enquanto, no Boletim Focus, a última projeção para 2025 foi de 2,25%.

O índice oficial do PIB de 2025 vai ser divulgado em março pelo IBGE.

Para o economista Werton Oliveira, do Conselho Regional de Economia da Paraíba, o consumo das famílias teve papel importante nesse resultado.

Especificamente em dezembro, o IBC-Br recuou 0,2%, mas, ainda assim, fechou o trimestre com expansão de 0,4%, segundo o Banco Central.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br reúne dados da indústria, do comércio, dos serviços, da agropecuária e da arrecadação de impostos. O indicador é usado pelo Banco Central para acompanhar a atividade econômica e auxiliar decisões de política monetária, como a definição da taxa básica de juros.




Source link