De passagem na Índia, o presidente Lula disse que, quando visitar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer discutir sobre:

  • terras raras,
  • minerais críticos, e
  • combate ao narcotráfico.

Em entrevista a uma TV indiana, Lula mencionou a viagem que deve fazer aos Estados Unidos, em março, para se encontrar com Trump, na capital Washington. Ao antecipar o que pretende conversar com o presidente norte-americano, Lula destaca os minerais críticos e as terras raras – que são elementos naturais amplamente utilizados em indústrias e de impacto para a economia.

⏩ Ouça também: Suprema Corte dos EUA determina que tarifaço de Trump é ilegal

Negociações

O presidente Lula disse que prefere negociar o tema com Trump “de forma soberana”, para que “o processo de transformação desses minerais críticos ocorra dentro do Brasil, e não fora dele”. Além disso, destacou que a negociação deve ser feita com quem o Brasil optar, sem que o país seja colocado em “posição de poder”. 

De acordo com Lula, a mensagem serve para Trump e para o mundo. Ao se dizer otimista com o encontro, Lula disse que quer reunir autoridades fiscalizadoras e policiais do Brasil com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos no combate ao contrabando e ao narcotráfico.

Viagem à Índia

Após participar da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi, nesta sexta-feira (20), Lula falou sobre o assunto, durante a entrevista à TV local. Segundo ele, o mundo precisa de uma “regulação rígida, realizada por uma instituição multilateral com o porte das Nações Unidas”.

Para o presidente Lula, a ideia é “proteger especialmente crianças, adolescentes e mulheres” de danos provocados pelo mau uso da inteligência artificial.

O presidente reconheceu a importância da IA para a vida das pessoas, inclusive na saúde e na educação. Mas defendeu que o controle da ferramenta seja feito pela sociedade.

Neste sábado, o presidente Lula se encontra com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e da Índia, Lula segue viagem para a Coreia do Sul, na segunda-feira (2).




Source link