Circula nas redes sociais a informação de que a Bahia teria 38 casos confirmados de Mpox, doença antes conhecida como varíola dos macacos. Mas o dado não procede, segundo o sanitarista da Vigilância Epidemiológica e do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra:

“A gente vive hoje um cenário de infodemia em que muitas informações são disseminadas de forma descontrolada. Veja agora esse exemplo do Mpox. A gente acaba de viver uma situação de fake news, que foi uma notícia, vamos dizer assim, requentada, porque existiu esse dado em algum momento, mas no ano de 2024, mas foi um dado que foi trazido para o tempo atual como se fosse uma notícia atual, e não é. Então, mais do que uma fake news, é uma desinformação, porque pode correr o risco de causar comoção pública, de associar isso ao carnaval, período que a gente acaba de passar.”

Segundo a vigilância epidemiológica do estado, no momento, há sete casos sob investigação e nenhum confirmado. Também não há qualquer relação entre as suspeitas e o Carnaval.

“Desses sete casos suspeitos notificados, três já foram descartados, dois estão em investigação — estamos colhendo mais informações para ver se realmente se trata da doença — e dois foram confirmados: um no município de Vitória da Conquista e outro confirmado em Salvador.”

Para evitar a desinformação, a orientação é buscar dados científicos e os canais oficiais da Secretaria da Saúde.
 




Source link