A primeira semana de julho começa com frio em parte do país. É o que aponta a previsão do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, válida até o próximo dia 7. Na região Sul e também parte do Sudeste, a temperatura já caiu. São Paulo terá entre 13°C e 18°C nesta terça-feira (1), com garoa o dia todo, e frio aumentando durante a semana. A partir da próxima sexta (4), a máxima pode parar em 10°C, tanto no território paulista como também em Minas Gerais.

A massa de ar frio, que vai atuar até a próxima quinta-feira (3), vai derrubar as temperaturas para menos de 6°C no sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, favorecendo a ocorrência de geadas nos locais mais altos, como regiões de serra.

Esse frio vai avançar pelo país ao longo da semana, e provocar queda de temperatura desde o Acre, sul de Rondônia até o oeste e sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Além do frio, também vai ter chuva em parte do país. É o caso da metade leste da Região Sudeste e no litoral nordestino, com alerta para chuvas volumosas, que podem ultrapassar 50 milímetros. Também vai chover nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre 30 e 50 milímetros. Já no interior do Nordeste, o tempo fica aberto e seco, mas sem calor excessivo, com máximas de 28°C.

Na Região Norte, não há previsão de chuvas para a semana no Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, e Tocantins. Vai fazer calor no Amazonas, centro-sul do Pará, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí. Já no litoral do Nordeste, assim como em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, as máximas serão amenas, e não passam de 28°C. 

O tempo vai ser aberto também – e com umidade do ar reduzida – no norte de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, e centro de Minas Gerais.




Source link