As regras sobre como agir em casos de engasgos em bebês, crianças e adultos mudaram. A nova diretriz foi definida pela Associação Americana do Coração, entidade que define os protocolos seguidos mundialmente em primeiros socorros para os casos de obstrução das vias aéreas. O tenente André Rodrigues explica que para os bebês a nova orientação diz que as compressões torácicas, antes feitas com dois dedos, devem ser realizadas agora com a palma de uma das mãos.
Já para crianças maiores e adultos devem ser intercaladas pancadas nas costas com compressões abdominais, a chamada manobra de Heimlich. O tenente André Rodrigues destaca a importância dessa mudança.
“Agora nós temos mais possibilidade de desengasgamento. Para a Associação Americana do Coração, no caso de crianças e adultos, nós só fazíamos antes as manobras de Heimlich, as compressões abdominais. Então nós estávamos dependentes de uma técnica só. Agora, para crianças e adultos, como a gente tem alternância entre duas técnicas, ou seja, os cinco golpes dorsais, os cinco tapas nas costas, com as cinco compressões abdominais, nós temos um aumento de possibilidade de desobstrução de via aérea.”
André Rodrigues orienta ainda como as pessoas podem aprender mais sobre essas técnicas, mas alerta que é preciso buscar fontes com credibilidade.
“A forma mais acessível hoje é na internet. O grande problema é que nós devemos procurar sites confiáveis.”
Além disso, no comunicado, a Associação Americana do Coração incentiva a todos a fazer cursos para poder agir de forma correta em casos de emergência.
*Com informações da Agência Brasil.