Dez mil cães e gatos no Distrito Federal vão receber microchips para identificação e rastreio desses animais. A ação gratuita e inédita vai acontecer durante todo o mês de novembro. A campanha, que tem apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acontece no âmbito do ProPatinhas, Programa Nacional de Proteção e Manejo Ético de Cães e Gatos. A iniciativa quer fortalecer o registro de animais no Sinpatinhas, Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos.
Sete instituições de ensino superior vão apoiar a ação. Antes de fazer a inscrição, o tutor deve gerar um RG animal no endereço sinpatinhas.mma.gov.br. O agendamento da microchipagem pode ser feito pela página do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Lá, o tutor pode escolher a universidade de sua preferência para o procedimento. Será permitido inscrever apenas um animal por CPF.
Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, explica que o microchip é permanente e aplicado de maneira indolor nos animais. “Com essa ação de microchipagem, a gente quer mobilizar e conscientizar a população do Distrito Federal para mostrar a importância de registrar nossos cães e gatos no SinPatinhas. O microchip é uma identificação permanente, aplicada de forma simples e indolor. Com o registro, se o animal se perder, ele pode ser facilmente localizado e devolvido ao tutor. E em casos de abandono ou maus-tratos, os responsáveis também podem ser identificados”.
A diretora ainda afirma que quanto mais pessoas registrarem cães e gatos, mais informações o governo terá para criar políticas públicas eficazes. “A importância do SinPatinhas é enorme. A gente só protege aquilo que conhecemos. Então, quanto mais pessoas registrarem os seus animais, mais informações teremos para criar políticas públicas eficazes, desde a castração e vacinação até o combate do abandono e dos maus-tratos. O SinPatinhas é como um grande mapa da população de cães e gatos em todo o Brasil, o que nos ajuda a cuidar melhor de cada um deles”.
As vagas abrem toda sexta-feira e haverá datas específicas para cães e gatos.
Com supervisão de Sheile Noleto da Rádio Nacional