O governo do Estado de São Paulo vai disponibilizar transporte público gratuito para todos os estudantes que vão participar do Enem 2025.
A oferta de viagens sem pagamento de bilhetes vale para os dois dias de provas, 9 e 16 de novembro, em todas as regiões metropolitanas de São Paulo, sem necessidade de apresentar qualquer documentação.
A medida vale para as linhas da CPTM, do metrô, das concessionárias Via Quatro e Via Mobilidade, além das linhas de ônibus intermunicipais.
Nordeste e Norte
Na Bahia, o governo do Estado também assegurou transporte gratuito aos participantes do Enem, em Salvador e Lauro de Freitas. O metrô funcionará sem cobrança de tarifa para quem apresentar o cartão de inscrição e um documento com foto. No interior, também haverá deslocamento gratuito dos estudantes da rede estadual em ações coordenadas pelas prefeituras.
No Piauí, o governo calcula que 5 mil estudantes da capital e 18 mil do interior serão beneficiados com a gratuidade. Tarifa zero também no estado de Pernambuco.
Todas as demais capitais da região Nordeste vão ofertar o serviço de transporte gratuito durante os dois domingos de provas do Enem.
Na região Norte, as prefeituras de Macapá, Porto Velho, Boa Vista e Palmas anunciaram tarifa zero.
Sudeste e Centro-Oeste
A medida também alcança os estudantes que farão o Enem na região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo.
No Centro-Oeste, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, definiu pontos específicos e horário agendado para acesso de estudantes que manifestaram interesse em utilizar o transporte gratuito. Em Cuiabá, a prefeitura estabeleceu cobrança da tarifa social no valor de R$ 1.
No Distrito Federal, desde março deste ano, o transporte público é gratuito para toda população aos domingos e feriados.
Sul
Única capital da região Sul a implementar o serviço, Florianópolis vai reembolsar o valor das passagens pagas pelos estudantes mediante solicitação de reembolso em até 20 dias após as provas.
A aplicação do Enem 2025 foi suspensa em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, devido a danos provocados pelo tornado que destruiu 90% da cidade nessa sexta-feira (7). Os participantes afetados terão direito à reaplicação das provas, em data a ser definida, conforme previsto no edital do Inep para casos de desastres naturais.
*Com produção de Renato Lima.