A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 no Brasil deixará como legado o fortalecimento das mulheres e da luta contra o feminicídio e a violência. A declaração é do ministro do Esporte, André Fufuca, que falou sobre o tema nesta quarta-feira (11), durante participação no programa Bom Dia, Ministro da EBC.

“Que a Copa do Mundo seja palco não apenas do futebol feminino, mas também das mulheres que também não estão nos gramados. Das mulheres que trabalham todos os dias, as mães de família, as senhoras, as jovens, aquelas que ajudam o Brasil a ser a potência que é hoje. Nós queremos passar ao mundo que a Copa do Mundo será um palco do combate ao feminicídio, do combate à violência contra a mulher e principalmente do fortalecimento delas.”

O Brasil recebe pela primeira vez o torneio da Fifa, que contará com 32 seleções. Segundo André Fufuca, o país baterá recorde de turistas. Ele também destacou a infraestrutura para receber o evento.

“Nós não temos, como no passado, que nos preocupar com estruturas turísticas, estruturas logísticas, estruturas hoteleiras e estruturas esportivas. Os estádios estão prontos, a estrutura para receber o mundo inteiro está pronta e nós iremos deixar um legado. Além de um legado esportivo, iremos deixar um legado social.”


Brasília (DF) 11/02/2026 - O ministro dos Esportes, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro. Apresentado por Karine Melo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 11/02/2026 - O ministro dos Esportes, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro. Apresentado por Karine Melo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília (DF) 11/02/2026 – O ministro dos Esportes, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro. Apresentado por Karine Melo – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Olimpíadas de Inverno

O ministro também falou sobre a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, onde ele acredita na conquista de uma medalha inédita. O Brasil chega com delegação recorde: dos 14 representantes do país, 7 são apoiados pelo Bolsa Atleta.

“[É] a primeira vez que o Brasil chega não apenas para participar, chega para competir de igual para igual e eu acredito, sendo bem sincero, a gente vem dessa vez com a medalha.”

Ainda de acordo com André Fufuca, a Universidade Federal do Esporte deve começar a funcionar no início de 2027, em Brasília. O projeto que cria a instituição de ensino foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Câmara dos Deputados e seguiu para a análise do Senado.

Assista ao programa na íntegra:




Source link