Em novo percurso no carnaval carioca, o Bloco Quizomba levou uma multidão nesta terça-feira (17) ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O tema desse ano é Verde que te Quero Ver. O bloco desfila há 25 anos pelas ruas das cidade.

André Schmidt, fundador do bloco e mestre da bateria, comanda 160 integrantes, formados na oficina de percussão do grupo. Ele explica o conceito da sustentabilidade que o bloco quis trazer para o carnaval.  

“O conceito é natureza, é ecologia. A gente tá numa pegada de restauração. Na verdade, agora o que se fala não é só sustentar. A sustentabilidade não basta. A gente tem que recuperar muito os biomas e as florestas precisam ser recuperadas. Nossa ideia é pensar no futuro do planeta”. 

Schimdt falou ainda sobre outro tema destacado no desfile: o do combate ao feminicídio e a violência contra a mulher, em parceria com o movimento Levante Mulheres Vivas.

“O Carnaval é um teatro a céu aberto. Como todo teatro, a gente tem momentos de reflexão. É alegria, mas também é pensar no futuro, pensar nas pessoas.  E essa é uma questão super importante hoje.  E nós homens também temos que nos conscientizar. É uma pauta feminina, feminista, mas os homens têm que apoiar, têm que estar juntos.”

Tradição em bloco é conceito básico para muita gente. A professora Andreia Martins veio de Juiz de Fora (MG) para curtir o carnaval na cidade pela primeira vez. Ela reforça a representatividade do grupo:

“O grupo Kizomba, todo o grupo que toca tambor,  é muito importante porque reforça a nossa cultura, nossas ancestralidades. Tudo que faça uma ode à natureza, à preservação ambiental, é muito importante”. 

A publicitária Patricia Lima toca tamborim na bateria do Quizomba ea conta porque escolheu o bloco:

“Eu acho que é a energia, a organização, o percurso é muito legal, a trilha sonora deles, o playlist deles é muito bacana. Tocam de tudo, é muito diversificado.”

A diversidade musical do Carnaval Carioca continua tomando conta da cidade. Durante a tarde, o Rio Maracatu agitou as ruas da Lapa, bairro boêmio do Rio. 

 Nesta quarta-feira de cinzas a festa continua. No Catete, na Zona Sul, a folia fica por conta do bloco Mulheres Rodadas às 8h. O Me Enterra na Quarta começa às 13h, no Centro. A agenda completa você pode acompanhar no site agenciabrasil.ebc.com.br.

* Com informações da Agência Brasil.




Source link