As micro e pequenas empresas brasileiras tiveram um crescimento de 1.200% nas vendas pela internet desde a pandemia de Covid-19. É o que aponta um levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com dados da Receita Federal.

Nos últimos cinco anos, as vendas online saltaram de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024. As empresas de médio e grande porte também tiveram forte crescimento na modalidade e-commerce, saindo de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período, o que representa um aumento de 220%.

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, explica que o e-commerce foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, mas as vendas se mantiveram em alta devido à recuperação econômica do país pós pandemia.

“A pandemia ela mostrou a importância do e-commerce, do comércio eletrônico e também acelerou o processo de transformação digital (…) e as pequenas e médias empresas tiveram que se inserir nesse processo por uma questão de sobrevivência no primeiro momento na Covid. Posterior a Covid, eles identificaram que, na verdade, esse cenário de compra e venda através do e-commerce é uma grande janela de oportunidades de ampliar seus negócios”

No total, o comércio eletrônico com notas fiscais emitidas no país movimentou R$ 225 bilhões no ano passado, um crescimento de 14,6% sobre 2023 e de 311% nos últimos cinco anos. Em valores, os produtos mais vendidos em 2024 no e-commerce nacional foram: aparelhos de telefonia celular, livros, refrigeradores e televisores.

Uallace Moreira destaca que há uma relação direta entre a retomada do consumo pelas famílias e o crescimento econômico do país.

“A partir de 2023 o Brasil volta a ter um crescimento substancial, em 23 cresceu 3.2, em 24, 3.4, com a queda da taxa de desemprego e aumento da renda da população, a massa salarial batendo recorde. Isso significa que o crescimento econômico com a redução da taxa de desemprego no governo do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckimin, gerou uma grande oportunidade de consumo para as famílias. A sociedade brasileira voltou a consumir”.

Desde 2016, data de início da série histórica, já foram negociadas mais de R$ 1 trilhão em vendas online no país.




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