Trezentos egressos do sistema prisional e os familiares deles vão receber qualificação profissional no Rio de Janeiro. Os cursos são na área de tecnologia digital e acontecem em uma “nave do conhecimento”, na região de Padre Miguel, zona oeste da capital fluminense. A iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional.
Segundo a diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristina Kavalkievicz, a maior parte dos alunos são mulheres jovens e negras, muitas vezes usadas em atividades ilícitas por marido, namorado ou irmão.
Ela destaca a importância social da iniciativa, que ampliam os horizontes e trazem novas oportunidades para os participantes.
A primeira etapa do projeto é destinada a 120 familiares de pessoas privadas de liberdade e teve início na última semana. A próxima fase terá 180 vagas para mulheres do sistema prisional, distribuídas em turmas de 60 pessoas.