Cada vez mais utilizados como alternativa de mobilidade urbana, os patinetes elétricos vêm se destacando em Salvador, uma das capitais com maior número de usuários no Brasil. Desde o início da operação, em janeiro, mais de 430 mil viagens já foram registradas, segundo a empresa responsável pelo serviço. A capital foi a primeira do país a publicar um decreto específico, em julho deste ano, com as diretrizes para circulação e utilização dos equipamentos.

A Orla é o principal ponto de movimentação, especialmente nos trechos da Barra – Ondina, Jardim de Alá e Costa Azul. Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, as regras buscam garantir a segurança de usuários, pedestres e motoristas.

“Então, entre as principais regras dos patinetes, tem a utilização apenas para maiores de 18 anos. A gente também tem uma regra em relação à não utilização com ingestão de bebida alcoólica, para que a pessoa possa estar apta a realizar sua viagem com segurança. É proibido utilizar em dupla ou portar carga ou animais, né? A gente observou alguns casos de pessoas, inclusive, utilizando os patinetes com seus pets. A gente sempre reforça muito — eu acho que essa mensagem é a mais importante: garantir que o modal esteja atendendo à cidade e, ao mesmo tempo, que a população possa utilizá-lo com total segurança”.

O secretário destaca ainda que a velocidade máxima dos patinetes é de 20 km/h, mas pode ser automaticamente reduzida em áreas com grande movimento de pedestres. A fiscalização é realizada pela Secretaria de Mobilidade, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a empresa credenciada.

“Num primeiro momento, a pessoa sendo identificada com uma utilização indevida, a gente faz uma suspensão por 15 dias da plataforma, pra que essa pessoa possa continuar com a possibilidade de fazer o uso. Se ela for reincidente, ela é banida”.

Além da fiscalização, a população conta com escolinhas de condução aos finais de semana, que já capacitaram mais de 5 mil usuários.

 




Source link