A primeira etapa da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU 2, aconteceu neste domingo (5) em 228 cidades em todo o país.
Mais de 760 mil pessoas se inscreveram para disputar uma das 3.652 vagas ofertadas na administração pública federal.
Em Brasília, o advogado Marcos Antônio da Silva dos Santos fez as provas do bloco 7 para Justiça e Defesa, com 250 vagas. Ele falou sobre o que caiu na área dele:
“Caiu muita atualidade do Brasil em coisas internacionais. Caiu muita coisas literárias brasileiras, umas cinco seis questões. Foi uma prova boa. Acho que eu fui mediando a prova, se queria ter umas partes ali que faltou mais conhecimento.”
A publicitária e pós-graduanda em Gestão de Projetos Júlia Rebelato de Abreu está disputando uma das 1.172 vagas do bloco 5 para Administração. Ela gostou da prova:
“Eu achei que foi uma prova bastante conteudista, coerente com o que foi cobrado no edital. Fiz o bloco cinco. Eu senti dificuldade, mas graças aos conteúdos da pós eu consegui ter um norte assim. Mas é uma prova bem cansativa, puxada, exige muita interpretação e persistência também. Primeira vez que faço CNU.”
Já Pedro Cambraia, estudante do 3º ano do Ensino Médio, fez o concurso como treineiro e não teve muito tempo para estudar mais a fundo os conteúdos.
E quando perguntado se agora ele se sente mais preparado para uma próxima prova:
“Certamente, principalmente porque eu já sei mais ou menos como é o processo, já tenho algumas ideias ideias melhores de como gerenciar o tempo que eu acho que foi o meu principal problema nessa prova. Inclusive, eu não consegui nem terminar de preencher o cartão de questões e deixo umas questões em branco por falta de tempo.”
Neste domingo, a primeira fase foi composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.
Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados em novembro para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário.