A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro com foco na proteção de crianças e adolescentes contra doenças como pólio, sarampo e HPV. Neste fim de semana, o país realizou o Dia D de vacinação, e milhões de doses seguem disponíveis em todo o Brasil até o fim da campanha.
Essa é mais uma oportunidade para pais e adultos responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação e garantir a imunização completa de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
No Distrito Federal mais de 11 mil pessoas foram vacinadas. Em Manaus, o número ultrapassou 17 mil imunizações.
Benefícios da vacinação
A infectologista Eliana Bicudo explica que manter as vacinas em dia reduz a circulação de vírus e bactérias e alivia a pressão sobre o sistema de saúde, com menos doentes e internações.
“Várias doenças que estão no calendário vacinal podem levar ao óbito como sarampo, febre amarela, dengue e outras doenças que realmente podem deixar o paciente muito acamado. Então aí, rubéola, gripe.”
O Ministério da Saúde distribuiu quase 7 milhões de doses para a campanha que vai até 31 de outubro. São mais de 15 vacinas gratuitas do Calendário Nacional de Vacinação.
Ainda segundo Eliana Bicudo, o impacto das vacinas é visível na queda dos casos graves.
“Prevenindo doenças graves como sarampo, meningite, hepatites, hepatite B, podendo levar a câncer; a dengue, que vem aumentando muito. Grupos vulneráveis, quando você vacina, você também protege o coletivo. As pessoas imunodeprimidas que vivem com você, crianças, recém-nascidos ou idosos dependem da sua vacina.”
A situação vacinal pode ser acompanhada pelo aplicativo Meu SUS Digital. Lá, constam as vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes.
