Os alertas da Defesa Civil Nacional à população em situações de risco estão temporariamente fora do ar. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos até terça-feira. A população deve acompanhar os alertas e comunicados sobre riscos e desastres pelas redes sociais e canais de comunicação oficiais.

O aviso é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O motivo é que a Idap — Interface de Divulgação de Alertas Públicos — está com problemas. A Idap é responsável por integrar os diferentes meios de envio de mensagens à população, como SMS, Telegram, TV por assinatura, Google Alertas Públicos, WhatsApp e o Defesa Civil Alerta — tecnologia que transmite mensagens pop-up diretamente para aparelhos compatíveis, em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio. A plataforma centraliza e organiza as informações.

Cerca de 300 instituições e aproximadamente 1.100 usuários — entre estados e municípios — utilizam a ferramenta para gerar informações preventivas e coordenar ações de resposta a desastres.

A Defesa Civil Nacional segue acompanhando os registros de alertas em todo o território brasileiro e reforça que, mesmo durante a atualização dos sistemas, o monitoramento das condições meteorológicas e dos eventos de risco permanece ativo, garantindo pronta atuação em caso de necessidade.




Source link