A TV Brasil comemora nesta terça-feira (2) 18 anos e chegar à maioridade é um marco. São quase duas décadas levando muita informação, cultura e cidadania para os brasileiros. A emissora da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, veio atender a uma antiga demanda da sociedade: uma TV pública nacional, independente e democrática.

Tem a função constitucional de garantir o direito à comunicação, complementando e ampliando a oferta de conteúdo. Tudo isso de forma acessível, com o jornalismo que combate a desinformação, além de uma programação variada, inclusiva e educativa.

É o que destaca o presidente da EBC, André Basbaum:

“A TV Brasil, ela tem uma história muito bonita. Passaram por aqui grandes nomes do jornalismo, da cultura brasileira, do entretenimento brasileiro. Ela é uma joia da televisão brasileira. Tem que ser muito bem cuidada, com muito carinho. Esperamos os próximos 18 ainda melhores e mais fortes, os próximos 36 com ainda mais força, beleza, pujança. A gente quer isso: que a televisão brasileira, a TV Brasil, a TV aberta do Brasil seja cada vez mais forte, cada vez mais importante e não perca nunca a sua relevância.

História

A TV Brasil é resultado da fusão da TVE com a TV Nacional da antiga Radiobrás, quinta emissora mais vista no país, hoje ela faz parte da EBC. Desde 2007, é produzida de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, contando ainda com o apoio da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Além da tradicional programação infantil, que ocupa grande parte das manhãs na TV Brasil, a grade atual também vem diversificando as transmissões esportivas, segundo a diretora de programação da EBC, Antônia Pellegrino.

Futebol feminino

“A TV Brasil hoje é a maior detentora de direitos de transmissão do futebol feminino para a TV aberta. A questão da visibilização para outras meninas jogadoras que tenham um sonho de jogar, que podem ver essas mulheres jogando e se inspirar nelas. Tem um impacto comercial óbvio. Quanto mais transmissão, mais interessante é para um patrocinador colocar o seu nome numa camisa, colocar o seu nome numa placa de campo. E a gente entende também que as transmissões, a maior visibilização da modalidade, é muito relevante para você desmontar preconceitos.”

Produções independentes

E tem mais: de acordo com a diretora, nos últimos anos a TV Brasil também vem priorizando produções independentes e o conteúdo próprio.

“Fizemos uma reconstrução de programação baseada na busca por relevância a partir da nossa produção própria e aí eu vou destacar o Sem Censura, o DR com Demori, o Trilha de Letras, os jornais… Então assim um conjunto de programação de produção própria que trouxe essa relevância e também a busca por audiência tendo o futebol um dos pilares.”

A TV Brasil conta com 169 afiliadas, entre elas TVs universitárias e fora dos grandes centros urbanos que ajudam a programação pública a chegar a quase 130 mil pessoas no país.




Source link