No Viva Maria de hoje, Mara Régia, fala sobre o ato Mulheres Vivas, realizado no dia 7 de dezembro em diversas cidades do Brasil e que tem como objetivo jogar luz a um problema gravíssimo: a violência contra as mulheres no país.
De norte a sul, seguramente, o ato unificado pelas Mulheres Vivas entrou para a história de luta das brasileiras por uma vida sem violência. Como bem disse Janja da Silva, em sua saudação às Marias que se aglomeraram em torno da Feira da Torre de Televisão em Brasília, nosso país não pode mais conviver com a misoginia que até o mês de setembro contabilizou mais de 1.100 feminicídios. Isso significa que, em média, 4 mulheres são assassinadas por dia.
Essa escalada da violência que, traduzida em números, é da ordem de 50 mil casos de estupro por ano. Em meio a mais de 600 mil denúncias de violência doméstica, é claro que diante de um cenário gravíssimo. A sociedade brasileira precisa cobrar respostas imediatas do Estado a uma série de políticas públicas como o funcionamento das Delegacias da Mulher 24 horas (DEAMs), casas-abrigo e acolhimento imediato, medidas protetivas rápidas e investigação sem demora e muito mais.
O programa tem falas da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, da primeira-dama Janja da Silva, Anielle Franco, Sônia Guajajara, a líder indígena Adriana e Laina Crisóstomo do grupo @atamojuntas. Escute o programa na íntegra no player acima.