Mais de dois milhões de pessoas estão sem energia elétrica em São Paulo A passagem do ciclone extratropical pelo sul do país tem reflexos também no estado paulista.

Depois das pancadas de chuva de ontem, hoje as rajadas de vento derrubaram centenas de árvores e o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em parte de São Paulo. Vamos até a capital paulista falar com a Sarah Quines

Hoje, na capital paulista, as rajadas de vento passaram de 98 quilômetros por hora no bairro da Lapa na zona oeste e de 96 quilômetros por hora no Aeroporto de Congonhas, na zona sul. Em nota, a concessionária que administra o aeroporto disse que o local opera normalmente mas, por decisões operacionais das companhias aéreas, 45 chegadas e 48 partidas foram canceladas. Os passageiros com viagens programadas devem entrar em contato com as companhias aéreas para informações sobre a situação de seus voos. 

Com a ventania, a prefeitura de São Paulo determinou o fechamento de todos os parques do município para garantir a segurança dos frequentadores, já que a previsão é de ventos acima de 40 km/h. Também foram cancelados os eventos natalinos, que aconteceriam no Largo São Bento, na Praça da Sé, a pista de patinação e a Casa do Papai Noel.

A previsão é de que os parques reabram amanhã, mas, se as rajadas seguirem intensas, a reabertura será avaliada. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram mais de 500 chamados para quedas de árvores. Além das árvores, outros objetos atingiram a rede elétrica em alguns pontos, interrompendo o fornecimento de luz. 

Segundo a Enel, a concessionária responsável pela energia elétrica em grande parte do estado, o número de clientes com energia interrompida na tarde desta quarta-feira chegou a mais de dois milhões e duzentos mil, o que corresponde a 26% da área de concessão. A distribuidora mobilizou 1300 equipes para atender as unidades sem luz. 

 As condições climáticas são resultad do ciclone extratropical formado no litoral do Rio Grande do Sul. 

Os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia para hoje são de grande perigo ainda para ventos costeiros nas regiões metropolitana de Porto Alegre, sul Catarinense e sudeste rio-grandense. 

Também há previsão de  vendavais em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

 




Source link