AJUDANTE DIGITAL #22: ECA 35 – TEMPO DE TELA (NO AR 07/07/2025)

[VOZ EMULADA MASCULINA – IA] Ajudante Digital, meu filho adolescente passa o dia todo no computador navegando na internet. O que eu faço?

[Vinheta de abertura] 🎶

[Trilha sonora principal] 🎶

[LEYBERSON] Bom dia para você, pai, mãe, tio ou tia de criança pequena, que fica pedindo o seu celular a toda hora.

[VOZ IA ROBOZITO] Ou do filho adolescente que não sai do computador por nada, sempre dizendo que jogo online não tem pausa.

[VOZ IA ROBOZITA] Mesmo que você não tenha a menor ideia do que isso significa.

[LEYBERSON] Esta é o segunda parte da série especial do Ajudante Digital sobre o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 35 anos no próximo dia 13 de julho.

[Trecho de Meus parabéns – Manoel Gomes] 🎶

[LEYBERSON] Na parte 1, explicamos como a Classificação Indicativa funciona e como ela se aplica para produtos culturais, inclusive os digitais. Para isso, contamos com o apoio, apuração e atenção do jornalista Rilton Pimentel.

Aproveitando, Rilton, o que temos pra hoje,

[Silêncio com tic tac] 🎶

[LEYBERSON] Rilton?

[Silêncio com tic tac] 🎶

[LEYBERSON] …Rilton?

[Silêncio com tic tac] 🎶

[RILTON] Opa, foi mal! Tava distraído aqui vendo uns stories aqui no Youtube sobre a história de um gato que caminhou mais de mil quilômetros para voltar pra casa.

[RILTON] Brincadeira, não tava, não.

[VOZ IA ROBOZITO] Aham, a gente acredita.

[RILTON] Seguinte, nesta edição vamos falar sobre algo que interessa muito aos pais ou responsáveis: o uso de telas por crianças e adolescentes. Você já deve ter se perguntado qual a melhor idade para dar um celular ou tablet para seu filho. Ou se ficar tanto tempo de olho em uma tela não faz mal pra ele.

[VOZ IA ROBOZITO] Eu vivo na internet e isso nunca me prejudicou.

[VOZ IA ROBOZITA] No seu caso já não tem muito o que estragar, né?

[VOZ IA ROBOZITO] Que falta de empatia.

[LEYBERSON] Animos robóticos acirrados à parte, o assunto é sério. Tanto que a Organização Mundial da Saúde alertou, em 2019, antes mesmo da pandemia de covid, sobre o prejuízo do uso precoce e excessivo de TVs, celulares, tablets e computadores pelos pequenos.

[RILTON] Para vocês terem uma ideia, estudos científicos sérios já comprovaram que isso pode atrasar o desenvolvimento emocional, da inteligência e da linguagem da criança, prejudicar o desempenho escolar, além de trazer problemas de saúde, como obesidade e depressão.

[VOZ IA ROBOZITO] Fontes?

[VOZ IA ROBOZITA] Várias. Os links de algumas delas estão no site da Radioagência Nacional. Agora, deixa eles continuarem.

LEYBERSON] Ao navegar na internet sem supervisão, a criança ou o adolescente fica exposto a perigos como o cyberbullying e a pedofilia. Mais recentemente, tem surgido notícias sobre os riscos dos chamados desafios on-line, em que crianças são coagidas a fazer atividades que colocam em risco a sua própria vida.

[RILTON] E sabe o que esses estudos apontam como parte do estímulo precoce e excessivo de telas entre os jovens?

[Silêncio de 1 segundo – tic tac ao fundo estilo jogo de pergunta e resposta] 🎶

[RILTON] A resposta é o uso excessivo por parte dos adultos. Afinal, se a criança vê os pais o tempo todo no celular ou no computador, ou horas em frente a uma TV, em sua inocência vai achar que aquilo é super normal.

[LEYBERSON] Olha só, a gente não quer dar lição de moral e nem mandar vocês largarem tudo e subirem as montanhas com seus filhos, onde o 4g não pega e nem tem tomada para carregar o tablet. Nada de 8 ou 80. Só que se eu pudesse dar só uma dica, diria: invista em tempo de qualidade.

[Trecho Filtro Solar – Everybody’s Free (To Feel Good) na voz do Pedro Bial] 🎶

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria esta: usem filtro solar. / Conselho é uma forma de nostalgia. / Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale. / Mas, no filtro solar…acredite. 

[LEYBERSON] CURIOSIDADE: o texto famoso que vocês ouviram é de uma crônica da jornalista Mary Schmich escrito em 1997 e se popularizou quando foi parar na internet e nas correntes de e-mail no início dos anos 2000. Teve até versão com o Pedro Bial.

[RILTON] Olha, conselho bom mesmo é não fazer da TV, do streaming ou dos dispositivos móveis o único meio de entretenimento. Deixar o celular de lado na hora de interagir com os filhos e se dedicar a brincadeiras que não usem telas, atividades ao ar livre e prática de esportes.

[Trecho da música Use Filtro Solar Clipe] 🎶

[Sons de engrenageml] 🎶

[LEYBERSON] Conselhos dados, hora de trazer alguns dados alarmantes sobre o cenário brasileiro. Afinal, nossas crianças são super conectadas, como mostra a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024. Quer ver?

[Sons de metais batendo] 🎶

[RILTON] 93% da população de 9 a 17 anos no Brasil é usuária de internet. Estou falando aí de 25 milhões de pessoas.

[Sons de metais batendo] 🎶

[LEYBERSON] 23% dessas crianças e adolescentes que usam a internet acessaram a rede pela primeira vez aos seis anos de idade.

[Sons de metais batendo] 🎶

[RILTON] O celular é o principal dispositivo de acesso para 98% desses jovens.

[Sons de metais batendo] 🎶

[LEYBERSON] 86% dessa galera diz que usa a internet para ouvir música e 84% usam para ver vídeos.

[Sons de metais batendo] 🎶

[RILTON] 83% deles tem redes sociais. Isso falando dos que tem 9 a 17 anos. Se pegar só aqueles que têm 15 a 17, 99% deles tem redes sociais.

[Sons de metais batendo] 🎶

[LEYBERSON] E a boa notícia: 86% desses jovens usam a internet para fazer trabalhos escolares.

[Sons engrenagens] 🎶

[LEYBERSON] No fundo, não tem para onde fugir. O mundo digital veio para ficar e faz parte da infância e da juventude atual.

[VOZ IA ROBOZITO] ALERTA.MEUS SENSORES DE VINIL ESTÃO DETECTANDO A PRESENÇA DO PERIGO. ATENÇÃO PARA:

A classificação indicativa do Instagram é de 16 anos ou mais.

Os vídeos do Youtube podem ser impróprios para crianças.

Tik Tok tem classificação de 14 anos ou mais.

ENTRETANTO, meu antivírus mostra que tem um monte de criança consumindo conteúdo inadequado nessas plataformas. E MAIS, tem influencer fazendo conteúdo inapropriado para o público infantil. ALERTA, PERIGO!

[VOZ IA ROBOZITA] Eita, o Robozito entrou em modo de segurança depois de tanto acessar conteúdo indevido. Agora, pensando nas pessoinhas de carne e osso, como vamos protegê-las desses riscos?

[VOZ IA ROBOZITO] Uai, proíbe todas as telas e isola a criança num quarto com um quebra cabeça de 2.000 peças.

[LEYBERSON] Não, né. Só se for pra traumatizar, de vez, a criança. O segredo está no filtro solar…quer dizer, no equilíbrio e na supervisão.

[RILTON] Exatamente. Quando a Organização Mundial da Saúde fez os alertas sobre os perigos do uso excessivo de telas e do mundo digital, ela também deu recomendações sobre como promover o uso seguro e saudável. A partir daí, vários países criaram guias com orientações às famílias.

[LEYBERSON] Ah, e outra notícia útil. O Brasil lançou em março desse ano o “Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes”. Um documento bem consolidado e produzido em colaboração por especialistas de seis ministérios.

[RILTON] São recomendações para pais, responsáveis e educadores, abordando desde o impacto das telas na saúde mental, segurança online, cyberbullying e a importância do equilíbrio entre atividades digitais e interações no mundo real. Com base no manual, vamos para as dicas do dia:

[LEYBERSON] Agora, em vez de metais batendo, vou por badaladas. Afinal, o tempo é precioso e não para.

[VOZ IA ROBOZITO] Não para, não, não para!…Ops, empolguei.

[Sons de badalada] 🎶

[RILTON] A primeira recomendação é evitar o uso de telas por crianças com menos de dois anos de idade. A exceção é o uso dos dispositivos para falar com familiares por videochamada.

[Sons de badalada] 🎶

[LEYBERSON] Entre 2 e 5 anos, o tempo de tela deve ser limitado a uma hora por dia, com supervisão de um adulto. O ideal é que esse tempo seja combinado com a criança em uma conversa honesta, e não imposto.

[Sons de badalada] 🎶

[RILTON] Entre 6 e 10 anos, o tempo de tela pode ser de uma a duas horas por dia, também com supervisão dos pais ou responsáveis.

[Sons de badalada] 🎶

[LEYBERSON] Evite o uso das telas na hora das refeições. As crianças e adolescentes também devem desconectar os aparelhos, no mínimo, uma ou duas horas antes de dormir.

[Sons de badalada] 🎶

[RILTON] Os pais e responsáveis devem estar atentos à Classificação Indicativa dos conteúdos que seus filhos veem na TV ou outro tipo de tela, como computador e celular.

[VOZ IA ROBOZITA] E nós falamos sobre isso no episódio passado do Ajudante Digital. A Classificação traz informações sobre o que é seguro para cada faixa etária. Vale para filmes, programas televisivos, jogos e aplicativos.

[Sons de badalada] 🎶

[LEYBERSON] As telas não devem ser a única forma de entretenimento. Seu uso deve ser combinado com outras atividades em ambientes externos.

[Sons de badalada] 🎶

[RILTON] Recomenda-se que crianças com menos de 12 anos não tenham smartphone ou tablet próprios. Aliás, quanto mais tarde for a aquisição, melhor.

[Sons de badalada] 🎶

[LEYBERSON] O uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos e redes sociais durante a adolescência deve acontecer sempre com o acompanhamento familiar ou de educadores. Saber o que seus filhos andam vendo nas redes e com quem estão falando vai prevenir que eles caiam nas armadilhas de pessoas mal intencionadas.

[Sons de badalada] 🎶

[RILTON] Por último, o uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes com deficiência deve ser estimulado independentemente da faixa etária, para garantir a acessibilidade. Sempre, é claro, com limites e supervisão.

[VOZ IA ROBOZITA] E como fica o uso na escola? Os pais não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

[LEYBERSON] Bem lembrado. Aí é preciso separar o jogo do trigo. Um relato pessoal. No meu mestrado, eu pesquisei a produção de vídeos com celular por jovens de uma escola pública do Distrito Federal. Isso foi lá em 2010, quando o Nokia era o celular da moda, e os arquivos de vídeos ainda eram salvos em .3gp. Naquela época, foram mais de 300 alunos produzindo vídeos lúdicos, educativos, artísticos…Foi muito massa. E o que fazia e faz a diferença entre o uso adequado ou não foi o estimulo dos professores e professoras.

[RILTON] Este ano, 2025, tivemos uma mudança importante nesse sentido. Em janeiro entrou em vigor no Brasil a Lei 15.100, que proíbe o uso de celulares e tablets por estudantes nas escolas durante as aulas, no recreio ou no intervalo entre as aulas. Isso vale para todas as etapas da Educação Básica. Ou seja, antes da universidade, nada de dispositivos eletrônicos.

[VOZ IA ROBOZITO] Nem levar o celular dentro da mochila?

[LEYBERSON] Pode sim. A gente sabe que esses aparelhos são importantes ferramentas pedagógicas, e podem ser usados sempre que os professores fizerem uma atividade em sala de aula que precise deles. E também quando são necessários para garantir a acessibilidade da criança ou adolescente com deficiência e para emergências de saúde.

[VOZ IA ROBOZITA] Só não poder ser usado para dividir a atenção da criança entre o que o professor ensina e o youtuber mirim que escreve títulos sensacionalistas do vídeo em caixa alta e cheio de erros de português.

[LEYBERSON] TIPO ESCREVER “SEU CELEBRO VAI EXPLODIR COM ESSA DICA”

[VOZ IA ROBOZITO] OXE, QUAL O PLOBLEMA?

[RILTON] Robozito, vou te apresentar ao meu amigo Aurélio

[LEYBERSON] Parente do Michaelis

[VOZ IA ROBOZITA] Vizinho do Houaiss

[RILTON] Acho que o cérebro virtual dele já entendeu, gente.

[Sons de engrenagem] 🎶

[LEYBERSON] É isso, a gente fica por aqui. Síntese de hoje: Mais filtro solar e menos tela de celular.

[VOZ IA ROBOZITA] Até rimou.

[VOZ IA ROBOZITO] O link do Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais está disponível no site da Radioagência Nacional

[RILTON] E semana que vem estarei de volta para ajudar a fechar essa série. A gente vai falar sobre ferramentas, recursos e configurações que ajudam pais ou responsáveis a monitorar ou limitar o que crianças e adolescentes acessam em dispositivos eletrônicos.

[LEYBERSON] Resumindo, vamos falar sobre o CONTROLE PARENTAL.

[VOZ IA ROBOZITO] Aproveita esse tempo para curtir uma tarde com seus filhos e compartilhar com a gente quais controles parentais você conhece.

[VOZ IA ROBOZITA] Escreva pra gente nos comentários do Spotify ou mande um texto ou áudio para o WhatsApp do Tarde Nacional. Anota aí: (11) 97469-0138.

[VOZ IA ROBOZITO] E para deixar claro, posso até não ter cérebro porque sou uma máquina, mas eu sabia. CÉREBRO SE ESCREVE CÊ É ERRE É BÊ ERRE O

[RILTON] Aham, a gente acredita. Até a semana que vem, gente!

[VOZ IA ROBOZITA] Este episódio usou, para fins meméticos, entre outros elementos, trechos da música “Parabéns”, de Manoel Gomes, do Frank Puxa Penas do Pica Pau, da música “Everybody’s free”, da adaptação do texto Wear Sunscreen na voz de Pedro Bial. E lembrem-se: usem filtro solar.

[LEYBERSON] Até o próximo episódio, tchau!

[Vinheta de encerramento] 🎶



Source link