Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos vão apresentar soluções tecnológicas para enfrentar problemas reais da Amazônia, como secas extremas, cheias, incêndios florestais e falta de água potável em comunidades ribeirinhas. É a Mostra Tecnológica Manaós Tech 2025, que será realizada no próximo dia 29 de novembro no Casarão de Inovação Cassina, no centro de Manaus.
A Mostra Tecnológica é o momento em que meninos e meninas assumem um papel de inventores para apresentar projetos criados ao longo do ano, inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os protótipos estão um robô que ajuda na colheita do açaí e evita acidentes e um detector de incêndios florestais com sensores inteligentes.
Para o CEO da ManaósTech for Kids, Glauco Aguiar, o evento é uma celebração da criatividade amazônica e mostra que inovação não tem idade:
“Desde 2017, nós realizamos a Mostra Tecnológica como uma forma de ampliar o acesso à inovação e despertar o potencial criativo das nossas crianças e adolescentes. Esse evento nasce do encontro entre curiosidade, aprendizado e propósito. Cada projeto apresentado é resultado de esforço de alunos e educadores que acreditam que tecnologia é muito mais do que conteúdo de sala de aula. É uma ferramenta para transformar vidas e criar soluções reais para desafios da nossa sociedade. Para você ter uma ideia, um dos projetos desenvolvidos esse ano foi um jogo educativo criado por estudantes para conscientizar sobre a preservação dos rios da Amazônia. Eles pesquisaram, programaram, testaram e entregaram algo que dialoga diretamente com o futuro da nossa região. É esse tipo de protagonismo que a mostra busca incentivar. Ela é importante porque fortalece a autoestima dos nossos jovens, aproxima as famílias desse processo de aprendizagem e forma uma geração mais preparada para o mundo digital e também para os desafios ambientais e sociais que temos pela frente.
Outro projeto apresentado será um filtro de água de baixo custo criado por crianças de 9 a 11 anos, especialmente pensado para comunidades ribeirinhas que sofrem com a falta de água potável nas secas prolongadas. O pequeno Lucas Ronda, de 9 anos, conta como teve a ideia.
“Eu e minha turma e meu professor, nós estamos desenvolvendo um projeto de filtro de água, que foi minha ideia fazer esse projeto. Pensando nas comunidades ribeirinhas, a gente conseguiu pesquisar e desenvolver um filtro de água caseiro, bem fácil de fazer. Foi pensado nas dificuldades das comunidades ribeirinhas, que um dos problemas é a água potável”.
Para as famílias, a mostra é um incentivo para que as crianças usem a tecnologia como ferramenta de transformação social. É o que destaca Carla Rabelo, mãe do aluno Lucas.
“Vejo como um grande incentivo para os alunos, as crianças, em pensar em soluções sustentáveis e que ajudem a resolver problemas da comunidade fazendo uso da tecnologia”.
A Mostra Tecnológica Manaus Tech 2025 será no dia 29 de novembro, das 8h30 ao meio-dia, no casarão de inovação Cassina, em Manaus, com entrada gratuita. Além da exposição dos projetos, haverá avaliação técnica e premiação dos trabalhos que se destacarem. Uma oportunidade para conhecer de perto como a tecnologia criada por crianças e adolescentes pode ajudar a enfrentar desafios ambientais e melhorar a vida nas comunidades amazônicas.