O calor intenso deve marcar o Natal deste ano devido à predominância de uma grande massa de ar quente em boa parte do país. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia, que prevê altas temperaturas especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Para o Sudeste, a previsão indica predomínio de tempo firme, com temperaturas 5°C acima da média.

No Nordeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, no interior da maioria dos estados, exigindo atenção com o tempo seco.

A ocorrência de calor, no entanto, não deve inibir as chuvas, já que o calor e a umidade favorecem a formação de áreas de instabilidade em diversas partes do Brasil. 

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para a região Sul e para a faixa centro-norte do país, que abrange o sul do Amazonas, o norte do Mato Grosso e o oeste do Pará. Risco de tempestades severas e possibilidade de granizo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. 

Há previsão de rajadas de vento superiores a 100 km/h, entre hoje e amanhã no centro-norte do estado.

Na Serra Gaúcha, um tornado causou destruição na comunidade de Vila Rica, em Farroupilha, nessa terça-feira, com casas destelhadas, queda de postes e árvores arrancadas. Foi o segundo tornado na Serra Gaúcha em apenas 15 dias.

Já na Região Norte, os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na área de divisa entre os estados do Amazonas e do Pará.




Source link