O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à decisão da Suprema Corte norte-americana que considerou ilegal as tarifas impostas a importações. Trump afirmou, em coletiva, que irá impor uma nova tarifa global de 10% sobre produtos importados por 150 dias, para substituir as taxas consideradas ilegais pelo tribunal.
O líder norte-americano disse que tem outras alternativas e que vai arrecadar mais dinheiro com as tarifas. O presidente dos Estados Unidos informou ainda que vai abrir investigações sobre práticas comerciais desleais de outros países.
A nova decisão de Donald Trump é baseada em uma lei comercial de 1974 que permite a taxação relacionada a questões “graves e sérias” de balança de pagamentos, mas de forma temporária.
Brasil
O governo brasileiro comentou a nova decisão de Trump. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que assumiu a Presidência com a viagem de Lula para a Índia, disse que o diálogo entre Brasil e Estados Unidos deve se fortalecer neste momento:
“A disposição do Brasil sempre foi do diálogo, tanto é que, independentemente dessa decisão, está pré-agendado para o mês de março um encontro entre o presidente Trump e o presidente Lula. E acho que esse diálogo deve até crescer. As negociações e o diálogo até se fortalecerem mais.”
Alckmin afirmou ainda que é preciso aguardar a publicação dessa nova tarifa de 10% apresentada por Trump, além dos desdobramentos jurídicos que podem surgir com a decisão da justiça norte-americana.