O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (12), a situação de emergência em 23 cidades brasileiras de 11 estados. Elas enfrentam diferentes tipos de desastres e, com o reconhecimento, podem solicitar ajuda ao governo federal para ações de defesa civil.

Segundo o ministério, parte dessas cidades passa por estiagem, como Canapi e Girau do Ponciano, em Alagoas; Canudos, Irajuba e Lagoa Real, na Bahia; Monsenhor Tabosa, no Ceará; São Francisco, na Paraíba; e São José do Egito, em Pernambuco. Já Barro Alto, na Bahia, e Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte, enfrentam seca, que é um período de falta de chuva mais prolongado.

Chuvas intensas ocorrem em Encruzilhada, na Bahia; Varjão de Minas, Dores do Turvo, Elói Mendes, Sobrália e Teófilo Otoni, em Minas Gerais; Óbidos, no Pará; Campos Borges, no Rio Grande do Sul; e Mongaguá, em São Paulo. Também houve registros de enxurradas em Albertina, Cristina e Virgínia, em Minas Gerais. Em Itaperuna, no Rio de Janeiro, o reconhecimento foi por alagamentos.

Recursos

Com a situação de emergência reconhecida, as prefeituras podem solicitar ao governo federal recursos para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

A lista completa das cidades e mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: gov.br/midr.




Source link