O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro. Com a decisão, o político passa a ser réu pelo crime de coação no curso do processo. A ação foi aberta na última quinta-feira (19) e terá o ministro Alexandre de Moraes como relator.
A partir de agora, a defesa do ex-parlamentar poderá apresentar provas, indicar testemunhas e solicitar diligências. Após essa fase, a Primeira Turma do STF deverá julgar se Eduardo será condenado ou absolvido. Ainda não há data para o julgamento.
Denúncia
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que Eduardo Bolsonaro teria atuado junto ao governo dos Estados Unidos (EUA) para prejudicar exportações brasileiras e pedir a suspensão de vistos de ministros nacionais. O ex-deputado vive nos EUA desde fevereiro do ano passado.
Vale lembrar que Eduardo Bolsonaro teve o mandato cassado pela Mesa Diretora da Câmara no fim de 2025. O motivo foi o excesso de faltas: ele se ausentou de quase 80% das sessões deliberativas da Casa no ano passado.
*Com informações da Agência Brasil